Pular para o conteúdo principal

Como formam-se grupos na Escola ou Faculdade e Trabalho ?

Esta apresentação estará falando do livro Sociologia Fundamental E Ética Fundamental, da autoridade social de Mário Ferreira Dos Santos, ele expressa que segundo Tomás de Aquino:

         Sendo natural ao homem viver em sociedade é necessário que haja entre eles algo pelo qual a multidão seja regida. Porque, ao existir reunidos muitos homens, se cada um provisse a si mesmo, segundo seu privado parece e conveniência, e não houvesse quem cuidasse das coisas pertencentes ao bem comum, dissolver-se-ia a multidão em diversas partes, da mesma maneira que se dissolveria o corpo do homem ou de qualquer outro animal, se não existisse, no organismo, uma força diretiva ou governativa comum [...].

            Então reconhecendo que no homem existe um interesse comum e um interesse próprio, e o primeiro interesse faz a união das pessoas quando ao  segundo faz uma discrepância, e o que é de união não discrepa então há um conflito de interesses  nesses dois, por esse motivo a existência de uma pessoa para que mantenha o interesse comum (onde todos os homens reunidos estão pelo motivo que os traz ao mesmo ambiente) e neste mesmo ambiente a o interesse próprio.

            Exemplo na sala de aula quando o professor diz “estes são os temas e as datas, por favor, vocês agora podem decidir entre vocês ,mesmos, quem iram apresentar” nesta hora quando o professor terminou de falar e terminou a aula, todos foram correndo pegar os seus temas para apresentação, nesse momento surgiu o representante de classe e disse “ Pessoal não é assim ,calma, vamos escolher 1 líder e ele formara o grupo ou os grupos de formaram e escolheram um Líder para estar participando do sorteio para cada tema e data, aquele que pegar o papel embrulhado será o grupo e fará apresentação”.
Nota-se que nesse momento houve uma autoria de grupo é quando uma pessoa é AUTOR do grupo, sabe quando uma pessoa atropela a outra e acaba decepando o braço da outra esta pessoa do carro o pega e joga fora, mas a outra pessoa que perdeu o braço esta no chão e todas as pessoas dizem “vamos pegar esse rapaz que esta desmaiado, o braço dele esta decepado vamos levar para o hospital no meu carro.”
Nesse momento suje o autor ele é a voz do grupo “não podemos fazer isso é perigoso mexer na vitima chama uma ambulância alguém é enfermeiros aqui?”.
            O interesse comum perante uma autoridade é fundamental para manter a harmonia.
            Thomas Hobbes, sempre voltado aos interesses políticos, vivendo num período de muitas guerras, acreditava que somente a figura de um Estado forte poderia acabar com esses conflitos.
O maior desejo do homem é manter sua vida. Hobbes atribui a este desejo o nome de instinto de conservação. No estado natural a vida está em constante ameaça.Por isso a frase mais celebre dele e citada por  Mário Ferreira Dos Santos o Homem é o lobo do Homem.

            Mas o homem não é tão solitário ao extremo e por esse motivo ele acaba socializando, pois a necessidades biológicas, afetivas, emocionais e sexuais que ele tem que realizar.

            A formação de um grupo vem por causa de uma pessoa uma líder esse líder é natural do grupo é por causa deste que o grupo é unido ele é o líder natural de seu grupo.
            No pensamente da Igreja e o forma que o autoridade social (podemos colocar o líder de um grupo aqui) segundo o Mário Ferreira Dos Santos onde cita Pe. Antoine em “cours d’Économie Sociale”,
            Diz Que a autoridade que o tem governar o povo é uma autoridade que proceda de Deus “porque só Deus é o próprio verdadeiro e supremo senhor de todas as coisas [...]”.

            Nesta parte Mário Ferreira Dos Santos expressa que o termo comum é pois isto é a lei do grupo exemplo: neste grupo pode-se fazer sexo com os parceiros dos outros, em outro grupo não pode comer na casa de seu amigo sem que o pai da família esta já presente.
            Em autoridade social  temos 2 autoridades a primeira é natural do próprio grupo a segunda autoridade é formada para que o grupo não desobedeça as leis impostas pela sociedade de uma forma geral agora esta 2°autoridade social é vista como um policial um membro da lei que não faz parte do grupo mas é relativa a existência deste.
            Em última exemplificação  o livro trata no artigo que a anarquia é um estado de espírito em sua plenitude como sociedade avançada onde esta será conquistada por meio de avanços sociais e não poderá ser importa como de fato é pois este é o erro da anarquia impor desta forma a sociedade onde não estamos ainda preparados para sermos livres sem grupos ou autoridades sociais de 1° e 2° grau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil.

Em uma celebre frase ele expressou quando:

"Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática".
"No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio.

Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro.

"Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" …

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem.
"No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário.
Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos"
segundo: Pt.wikipedia.

 Estratégia:

1° fazer um Catapulta com objetivo…