Pular para o conteúdo principal

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil.


Em uma celebre frase ele expressou quando:

"Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática".

"No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio.

Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro.

"Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" com ideia que "aquilo" é uma forma de te avaliar na prova.

Matemática vem do gregromáthema, que significa decodificar.

Decodificar o quê? A natureza, do grego,phýsis. Já parou para observar a natureza e ver como tudo é perfeito? 

Como por exemplo a barriga de uma gestante que tem uma curva igual a do ovo - a curva de máxima resistência, a catenária."

Comentários

  1. Este professor tem cara de quem está nos enganando... É lógico que o ensino da matemática no Brasil vai de mal a pior... também o ensino de Português, de Física, de Biologia, de Medicina... de Filosofia, DE POLÌTICA! enfim, de tudo!
    Ele vive a falar de não conhecemos a origem e o significado das palavras utilizadas na matemática... mas é só isso que ele sabe falar? ainda não vi nada além disso... "Eu acho que vi um gatinho", falava o piu-piu. Eu acho que vejo um charlatão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charlatão ou não, faça o curso e confira! Você vera quanta coisa deveria ter aprendido e não aprendeu! realmente você foi muito enganado em seus estudos com professores despreparados e desinformados.

      Excluir
  2. COMENTÁRIO ORIGINAL DO ROSTAVO:
    Não é bem assim, o que apareceu nesses vídeos foi uma parte do que ele fala na palestra sobre o curso e um trecho minúsculo das SEIS HORAS de aula dele (tem que contar umas piadinhas de vez em quando, se não ninguém aguenta). A ideia por trás de conhecer a origem e o significado das palavras é saber como cada matemático fez suas descobertas, estudando os seus textos originais, pois não há ninguém melhor para ensinar cálculo do que o próprio Newton/Lagrange/Leibniz, certo?
    Ele faz você perceber que os conceitos por trás de todos os números e símbolos é bem simples, na maioria das vezes tirado de alguma coisa que foi vista no cotidiano. Assim você também percebe como os matemáticos eram seres humanos comuns que tiveram uma sacada que qualquer um poderia ter mais cedo ou mais tarde.
    Como ele mesmo diz no segundo vídeo, “Matemática você aprende em qualquer lugar”. Isto é verdade (talvez não com tanta clareza, eu sempre tirei notas boas em matemática na escola e na faculdade, mas com ele eu percebi que me ensinaram tudo de uma forma muito complicada, quando era algo que deveria ser simples e intuitivo), mas este conhecimento técnico é só uma parte do curso. Ele quer ensinar toda a filosofia e a beleza por trás disso, evitando que a pessoa que trabalha com matemática se torne um robô. É quase uma ciência humana!
    Além disso, vc ganha uma material enorme (Umas 500 folhas só no começo), tudo impresso a laser, LINDO, até peguei uma foto do Descartes do material dele e coloquei em um quadro aqui em casa, então acho que boa parte do dinheiro pago no curso volta...
    Não quero parecer que estou fazendo propaganda para ele, estou apenas descrevendo o que vejo. Mas não confie em mim, tente pelo menos ver a palestra dele para ver do que se trata. Se não gostar, tudo bem... Valeu a tentativa! :D

    ResponderExcluir
  3. Fiz o curso dele há uns 25 anos atrás. Ótimo. Passei de um aluno medíocre em matemática a ter ótimas notas além de aprender muito sobre a finalidade da matemática em vários ramos da. Ciência da economia e da vida em geral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem.
"No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário.
Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos"
segundo: Pt.wikipedia.

 Estratégia:

1° fazer um Catapulta com objetivo…