Pular para o conteúdo principal

Dinâmica de Grupo – A Carruagem

Objetivo: Aquecimento dos participantes.

Desenvolvimento: Distribuir os personagens da estória aos integrantes do grupo (dependendo do tamanho do grupo poderá haver papéis repetidos). Pedir para que cada um guarde, mentalmente, seu personagem.

Personagens:
 Cocheiro, Roda, Passageiro magro, Passageira,
 Menininho chorão, Banco, Porta, Cavalo,
 Molas e CARRUAGEM (TODOS)

Instruções: O facilitador deverá explicar ao grupo que irá narrar uma estória, e durante a narração, quando disser o nome do personagem de alguém a pessoa deverá se levantar e bater uma palma, e quando disse a palavra carruagem todos deverão se levantar e bater duas palmas.

Observações: A dinâmica pode ser realizada duas vezes, a primeira como treino em ritmo um mais lento e a segunda em ritmo mais avançado, para verificar o potencial de concentração e atenção dos participantes do grupo.

HISTÓRIA

A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado e o passageiro magro, andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.

Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que agora todo feliz fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.


A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto que a passageira sorria para o passageiro magro. Mas de repente o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do banco e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil. Em uma celebre frase ele expressou quando: "Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática". "No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio. Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro. "Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemátic

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem. "No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire , a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos" segundo: Pt.wikipedia.  Estratégia: 1° fazer um Catapulta com

Estatística - Villa Junqueira

A redução do número de filhos por família está obrigando segmentos que atendem a classe média , como as escolas particulares , a readaptarem suas atividades para evitar prejuízos. Sendo assim , uma escola pesquisou o numero de filhos por família, no bairro de Villa Junqueira, conforme consta na imagem. N° de Filhos por família Famílias do bairro de Villa Junqueira fi fri (%) FI FRI(%) 0 26 0 9,29 26 9,29 1 85 85 30,36 111 39,64 2 130 260 46,43 241 86,07 3 31 93 11,07 272 97,14 4 8 32 2,86 280 100,00  Σ        10 280 470 100,00 a) Calcule o numero médio o numero médio de filhos por família.   26+85+130+31+8=280 0*26+1*85+2*130+3*31+4*8 = 470  470/280 = 1,68 é a média de filhos por família. b) Calcule o valor modal 2 filhos. c) Calcule o valor mediano 2 filhos. d)Qual o percentual de famíl