Pular para o conteúdo principal

O que é comportamento organizacional ?

É uma ciência interdisciplinar que estuda a dinâmica de como as pessoas e grupos se comportam e se relacionam no âmbito das organizações;

Ocupa-se em verificar a forma de interação entre indivíduos e entre grupos de pessoas, com o propósito de empregar esse conhecimento para incentivar o desempenho das empresas e instituições.

Principais questões abordadas/analisadas no comportamento organizacional
  • percepção e comunicação, 
  • motivação no trabalho, 
  • inteligência emocional, 
  • liderança de equipes, 
  • cultura e clima organizacional, 
  • ambiente político interno, poder nas organizações, dentre outros temas correlatos.
Constituição das competências organizacionais

C – Conhecimento (Saber fazer). 
H – Habilidade (Fazer = aplicação do conhecimento). 
A – Atitude (Proatividade do empregado. Assertividade). 
V – Valores (Ética). 
E – Entorno (percepção da cultura da organização).

Visão clássica do papel do gestor:
Planejar 
– definição de metas para a organização – ou para um determinado setor da empresa – delineando os caminhos, os prazos e os recursos necessários para atingir tais metas.

Organizar 
– estruturação da empresa ou de um setor das organização, com definição clara das tarefas a serem executadas e das atribuições dos empregados.

Dirigir 
– comunicação com os empregados, motivação dos subordinados e resolução de conflitos.

Controlar 

– Monitoramento das atividades da empresa – ou das atividades de um setor da organização – verificando se estão de acordo com o estabelecido no planejamento. Também permite correção de desvios quanto ao já estipulado.

Eficiência 
 está focada na execução bem-sucedida dos processos, operações, fluxo de trabalho, dando ênfase à forma como as atividades são realizadas.

Eficácia
 está centrada na obtenção de resultados organizacionais.

Efetividade/sustentabilidade 
– o estágio em que a empresa ou instituição esteja produzindo resultados socialmente relevantes.
A alta efetividade apresenta um somatório sinérgico da eficiência e da eficácia.

Três dimensões que se relacionam com o comportamento organizacional/ gestão empresarial:

Econômica abrange os negócios da empresa e sua capacidade de pagar impostos, gerar renda monetária e sustentar economicamente os empregados.
Ambiental ou ecológica – estimula a empresa a considerarem o impacto de suas atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais.
Social – aspectos relacionados à qualidade de vida dos seres humanos (abrange o ambiente interno e externo da empresa).

Disciplinas que contribuem para a formação do comportamento organizacional

É creditada às Ciências Sociais a fundamentação do campo de estudo do comportamento organizacional;

Com contribuição da psicologia, sociologia, antropologia cultural, ciências políticas e psicologia social;

As abordagens oferecidas por essas áreas foram incorporadas a teoria geral da administração;

A engenharia da produção promoveu estudos e experiências dedicados à criação de um comportamento padronizado especificamente no ambiente fabril.


Frederick Winslow Taylor desenvolveu princípios de administração científica; 

Pressuposto defendido: a produtividade de uma empresa poderia ser aumentada pela descoberta 
– pela padronização – da “melhor maneira de execução de cada sequência de tarefas e operações”;
“ Pessoa certa no lugar certo” 
– frase cunhada por Taylor para dizer que os gerentes deveriam selecionar a pessoa adequada para a execução de cada trabalho;

Fayol

 Deu continuidade aos estudos da administração científica e sistematizou a teoria clássica das organizações;
Dividiu as operações empresarias em seis atividades inter-relacionadas: 
técnica
 comercial
 financeira
 segurança
 contábil e administração; 

Sistematizou os 14 princípios: 

Divisão do trabalho
 autoridade
 disciplina
 unidade de comando e direção
 remuneração
 hierarquia
ordem equidade
 estabilidade de pessoal
 iniciativa
 espírito de equipe... 

Contribuiu com a gestão profissionalizada das principais funções da administração, que envolviam planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil. Em uma celebre frase ele expressou quando: "Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática". "No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio. Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro. "Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemátic

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem. "No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire , a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos" segundo: Pt.wikipedia.  Estratégia: 1° fazer um Catapulta com

Estatística - Villa Junqueira

A redução do número de filhos por família está obrigando segmentos que atendem a classe média , como as escolas particulares , a readaptarem suas atividades para evitar prejuízos. Sendo assim , uma escola pesquisou o numero de filhos por família, no bairro de Villa Junqueira, conforme consta na imagem. N° de Filhos por família Famílias do bairro de Villa Junqueira fi fri (%) FI FRI(%) 0 26 0 9,29 26 9,29 1 85 85 30,36 111 39,64 2 130 260 46,43 241 86,07 3 31 93 11,07 272 97,14 4 8 32 2,86 280 100,00  Σ        10 280 470 100,00 a) Calcule o numero médio o numero médio de filhos por família.   26+85+130+31+8=280 0*26+1*85+2*130+3*31+4*8 = 470  470/280 = 1,68 é a média de filhos por família. b) Calcule o valor modal 2 filhos. c) Calcule o valor mediano 2 filhos. d)Qual o percentual de famíl