Pular para o conteúdo principal

1º Passeio Ciclístico na Teotônio Vilela 2014 - Bike Zona Sul

Dia 27/09 (Sábado) é dia da Zona Sul colocar a bike na rua!

Em uma grande bicicletada, iremos pedalar juntos até o Terminal Parelheiros, simbolizando uma ciclovia, que é extremamente necessária para todos os cidadãos que utilizam ou desejam utilizar a bicicleta como meio de transporte, para ir e vir, conectando o centro à periferia.

Uma ciclovia na Teotônio Vilela iria beneficiar diversos bairros como Interlagos, Cidade Dutra, Rio Bonito, Parque das Árvores, Jordanópolis, Vila São José, Grajaú, Varginha, Balneário São José, Vargem Grande, Parelheiros, etc., tornando acessível a todos, um meio de transporte saudável, econômico e sustentável para a nossa região.

Convide seus amigos e participe desse grande passeio!


No Facebook
-------------------------------------------------------

Local: Praça Enzo Ferrari - Av. Interlagos, em frente ao Autódromo.
Concentração: a partir das 09hs da manhã - Saída às 10hs

O trajeto do passeio possui dificuldade média com cerca de 42km (ida e volta, a partir do início da rota). Começará descendo a nova Ciclovia de Interlagos até a Ciclovia da Av. Atlântica. Depois seguiremos pela Av. Sen. Teotônio Vilela e por fim, pela Av. Sadamu Inoue até chegarmos ao centro histórico de Parelheiros.

No meio do trajeto, iremos conhecer também a nova ciclovia da Vila São José, fazer uma pausa. Nesse trecho, busque consumir alguma coisa no comércio local, junto à estrutura e informar aos comerciantes e moradores sobre a importância das ciclovias na região.

- Mapa do trajeto:
https://mapsengine.google.com/map/edit?mid=zqldkQ5ECd4s.kW5s-w_nQoMA

-------------------------------------------------------

- Mão na Roda Itinerante:

O passeio contará com a Oficina Comunitária Mão na Roda, que auxiliará o ciclista, orientando a como realizar reparos básicos na bicicleta, em caso de problemas durante o trajeto, além de ajudar na verificação da bike antes de iniciarmos o passeio na Praça Enzo Ferrari.

Saiba mais sobre o Mão na Roda:
www.ciclocidade.org.br/maonaroda

-------------------------------------------------------

ATENÇÃO: bicicleta é um veículo e também deve ser conduzida de forma responsável. Respeite a sinalização de trânsito.

"O certo é o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. O errado é errado, mesmo que todo mundo esteja praticando." Autor desconhecido

Nos trechos com ciclovia, ande SOMENTE pela pista destinada às bicicletas, em uma grande fila, sem ultrapassar pela mão contrária. Já nos locais onde não houver estrutura cicloviária (basicamente na Teotônio Vilela e Sadamu Inoue), ocupe SOMENTE a faixa da direita e respeite os faróis vermelhos, faixas de pedestres, enfim, toda a sinalização de trânsito.

-------------------------------------------------------

Realização:
Bike Zona Sul
Instituto Passuare

Apoio:
CET SP educação e segurança no trânsito
Prefeitura de São Paulo
CicloZN
Restaurante e Pizzaria da Marlene
Fernando Bike
Holanda Bike

-------------------------------------------------------

Por que a estrutura cicloviária não chega aonde mais precisamos?

São Paulo está passando por uma grande transformação, nunca antes vista na cidade, com as ciclovias que estão se espalhando por diversos bairros. É um grande incentivo e uma opção de transporte saudável para a população.

Porém, a grande maioria delas estão sendo instaladas em regiões do centro expandido e em bairros nobres. Já na periferia, são poucas as ciclovias que chegam. Na extrema Zona Sul, por exemplo, esse tipo de estrutura simplesmente inexiste, o que dificulta bastante os deslocamentos dos ciclistas ao trabalho em avenidas como a Teotônio Vilela, Interlagos, M’boi Mirim, etc.

O Grajaú, que é um dos bairros com maior utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade, também não possui nenhuma estrutura, que atenda aos ciclistas com segurança. Pelo contrário, o único projeto para a região, que beneficiaria os cidadãos ao uso da bike, era o corredor de ônibus da Av. Dona Belmira Marin, que ganharia uma estrutura cicloviária em toda a sua extensão até o bairro do Jardim Eliana. Ao invés disso, a via está recebendo apenas faixas exclusivas de ônibus, que auxiliam bastante a população que utiliza o transporte público, mas colocam em risco a vida dos cidadãos que usam a bicicleta para ir e vir do trabalho ou até o bicicletário do Terminal Grajaú.

Mesmo que exista a intenção de criar infraestrutura cicloviária para a nossa região, não será possível sua implantação fora das vias principais, isso porque não existem vias secundárias capazes de proporcionar um trajeto rápido, sem grandes desvios ou aclives acentuados. O ideal seria a construção de uma estrutura ligando a Ciclovia do Trabalhador, no bairro do Socorro, até Parelheiros, através do eixo das avenidas Atlântica e Teotônio Vilela, utilizando o canteiro central e seguindo paralelamente ao corredor de ônibus. Além disso, também é essencial que existam estruturas cicloviárias desse tipo na Av. Guarapiranga, Estrada do M’Boi Mirim, Estrada de Itapecerica e demais vias da região.

Vamos juntos pedir à prefeitura para que a extrema Zona Sul esteja incluída de maneira sensata nos 400km de ciclovias. Para que seja pensado na mobilidade dos cidadãos que utilizam a bicicleta com frequência para ir e vir do trabalho e para incentivar esse meio de transporte nas regiões onde é mais preciso, o que pode melhorar e muito, a região com o trânsito mais caótico da cidade: a Zona Sul.

"Este Blog apoia os Ciclistas mas no ponto de vista realista 

NÃO TEM ESPAÇO. " =( Mas é bom tentar..............







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil. Em uma celebre frase ele expressou quando: "Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática". "No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio. Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro. "Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemátic

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem. "No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire , a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos" segundo: Pt.wikipedia.  Estratégia: 1° fazer um Catapulta com

Estatística - Villa Junqueira

A redução do número de filhos por família está obrigando segmentos que atendem a classe média , como as escolas particulares , a readaptarem suas atividades para evitar prejuízos. Sendo assim , uma escola pesquisou o numero de filhos por família, no bairro de Villa Junqueira, conforme consta na imagem. N° de Filhos por família Famílias do bairro de Villa Junqueira fi fri (%) FI FRI(%) 0 26 0 9,29 26 9,29 1 85 85 30,36 111 39,64 2 130 260 46,43 241 86,07 3 31 93 11,07 272 97,14 4 8 32 2,86 280 100,00  Σ        10 280 470 100,00 a) Calcule o numero médio o numero médio de filhos por família.   26+85+130+31+8=280 0*26+1*85+2*130+3*31+4*8 = 470  470/280 = 1,68 é a média de filhos por família. b) Calcule o valor modal 2 filhos. c) Calcule o valor mediano 2 filhos. d)Qual o percentual de famíl