A história do refrigerante se inicia em Paris, 1676, quando uma bebida parecida foi criada.
De fato, a mistura era mais um suco artificial do que um refrigerante propriamente dito.
Nela continha água, sumo de limão e açúcar.
O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772 por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada.
O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772 por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada.
No entanto, tal mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos,
como no auxílio da digestão.
Quando John Pemberton criou a nova bebida, foi o seu contabilista e amigo, Frank M. Robinson, que sugeriu que lhe chamasse Coca-Cola porque pensou que os dois grandes "C" chamariam a atenção na publicidade.
John Pemberton
Segundo a propria Coca-Cola: o inventor da Coca-Cola foi John Stith Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, Geórgia. Serviu o primeiro copo de Coca-Cola a 8 de maio de 1886 ao preço de cinco centavos do dólar. A bebida foi um êxito, e embora Pemberton tenha falecido em 1888,
o seu refrescante invento pôde chegar ao mundo.
Alguns anos mais tarde, em 1892, foi fundada a atual The Coca-Cola Company.
Formada pelo contabilista de Pemberton, Frank Robinson (que idealizou a marca e desenhou o logótipo), o também farmacêutico Asa G. Candler e seu irmão, John S. Candler.
Porque é que a Fanta se chama Fanta?
Fanta foi criada em 1941, na Alemanha, quando durante a guerra se esgotaram os ingredientes da Coca-Cola, que eram provenientes dos Estados Unidos. Como alternativa inventaram esta bebida refrescante cujo nome é de origem incerta, embora existam várias teorias.
Por um lado, alguns argumentam que o nome deriva da palavra alemã "Fantasie", que significa fantasia em português; outros, que o nome foi selecionado pelo seu som refrescante e conotações agradáveis, que serve como uma luva a este refrigerante. No entanto, a teoria mais comum é que o nome Fanta foi escolhido porque se pode pronunciar facilmente em todos os idiomas do mundo.
Não se pode demonstrar a ciência certa pela qual a Fanta se chama Fanta, mas o que está comprovado é que o nome resultou de um concurso entre os trabalhadores da Coca-Cola Alemanha.
Logótipo
Para desenhar o logótipo optaram por uma das tipografias mais famosas nos finais do século XIX, a Spencerian, que imitava a caligrafia manual e lhe deu um ar sofisticado. Desde 1886, a Coca-Cola já utilizava um logótipo muito semelhante ao que conhecemos hoje, mantendo-se praticamente igual ao longo do tempo, sendo um elemento icónico e identificativo da marca.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário