Pular para o conteúdo principal

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil.


Em uma celebre frase ele expressou quando:

"Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática".

"No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio.

Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro.

"Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" com ideia que "aquilo" é uma forma de te avaliar na prova.

Matemática vem do gregromáthema, que significa decodificar.

Decodificar o quê? A natureza, do grego,phýsis. Já parou para observar a natureza e ver como tudo é perfeito? 

Como por exemplo a barriga de uma gestante que tem uma curva igual a do ovo - a curva de máxima resistência, a catenária."

Comentários

  1. Este professor tem cara de quem está nos enganando... É lógico que o ensino da matemática no Brasil vai de mal a pior... também o ensino de Português, de Física, de Biologia, de Medicina... de Filosofia, DE POLÌTICA! enfim, de tudo!
    Ele vive a falar de não conhecemos a origem e o significado das palavras utilizadas na matemática... mas é só isso que ele sabe falar? ainda não vi nada além disso... "Eu acho que vi um gatinho", falava o piu-piu. Eu acho que vejo um charlatão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charlatão ou não, faça o curso e confira! Você vera quanta coisa deveria ter aprendido e não aprendeu! realmente você foi muito enganado em seus estudos com professores despreparados e desinformados.

      Excluir
    2. Ele é um matemático. Se fosse você, sabendo que seu público não sabe nem de onde ela veio, falaria mais o que? Só resta ensiná-los. Enxergo um profossos de verdade, daqueles que não saem "atropelando" seus alunos com ensinos exagerados, os quais eles jamais entenderiam, a não ser que entendam os conceitos da matemática, a sua fundamentação.

      Excluir
    3. Eu fiz o curso do P1 ao P5 e posso garantir: Professor Ricieri é um dos poucos professores verdadeiros que ainda existem. Um cara que dedica sua vida - de forma irrestrita - ao ofício de ensinar.

      Excluir
    4. eu fiz o curso e posso dizer: Não vale a pena !!!! O curso é raso, acontecem piadinhas nas aulas a toda hora e ele joga conteúdos aleatoriamente, sempre envolvendo assuntos para satisfazer seu ego. Se as aulas dele fossem um produto, seriam um produto da polishop, que tem um marketing exaustivo (com um tom de vergonha alheia) e não entregam 10% do prometido.

      Conversem com qualquer aluno do ITA para ver a opinião deles sobre esse professor (eu ja fiz isso). E por fim pesquisem a carreira acadêmica dele!!! é nula !!

      Excluir
    5. O curso é excelente para todos. As pessoas sabem que o Ricieri mudou o Brasil e mundo por consequência e isso sempre será visto com mals olhos pelos que prendem no conforto de sua torre de marfim. triste ver pessoas que o criticam, mas que não absorveram o conteúdo do curso. Isso mostra o QI baixo dos haters!

      Engraçado que 99% fala extremamente bem,1% fala mal e são sempre criticas fundamentadas em "método de ensino do Ricieri".

      O fato dele ensinar a origem dos conceitos é importante para formar o meta-pensamento e o entendimento dos signos.

      Excluir
    6. Concordo com o "Anonymous16 de dezembro de 2018 02:13", também fiz o curso e não compensa o preço, é até curioso e interessante as vezes, mas não agrega muito, melhor fazer um cursinho e ver só a palestra do curso ou no máximo o módulo P1 (que custa um absurdo para o que proporciona).

      Excluir
    7. PARA QUEM ESCREVE LIVROS COMO ELE , PESQUISA COM ELE, VC DEVE ESTAR SE ENGANANDO PENSANDO QUE APRENDEU MATEMÁTICA COM SEUS PROFESSORES NOS CURSOS QUE VC PASSOU. EU FIZ O CURSO COM ELE , ELE É O CARA NOTA MIL, VE SE APRENDE UM POUQUINHO DE MATEMÁTICA ,AI VC VAI APRENDER UM POUQUINHO DAS OUTRAS MATÉRIAS TAMBÉM. ABCS

      Excluir
    8. JMoreira seu questionamento apenas mostra o quanto você desconhece sobre matemática, mas não há problemas nisso, pois afinal no Brasil há uma multidão de pessoas que não fazem a menor idéia do que é matemática e como podemos aplica-la. No caso do prof. Riccieri fui aluno dele na década de 90 e meu primo estudou com ele no ITA, posso te garantir ele pode até parecer um charlatão mas está bem longe de ser. O professor ainda dá uma grande contribuição a sociedade com seus cursos, vá lá conhece-lo e se tiver interesse faça o curso na pior das hipóteses você terá despertado em si mesmo o desejo de aprender matemática cada vez mais. Forte abraço!

      Excluir
    9. Seria melhor assisitir uma palestra gratis do curso prandiano antes de julgar.

      Excluir
  2. COMENTÁRIO ORIGINAL DO ROSTAVO:
    Não é bem assim, o que apareceu nesses vídeos foi uma parte do que ele fala na palestra sobre o curso e um trecho minúsculo das SEIS HORAS de aula dele (tem que contar umas piadinhas de vez em quando, se não ninguém aguenta). A ideia por trás de conhecer a origem e o significado das palavras é saber como cada matemático fez suas descobertas, estudando os seus textos originais, pois não há ninguém melhor para ensinar cálculo do que o próprio Newton/Lagrange/Leibniz, certo?
    Ele faz você perceber que os conceitos por trás de todos os números e símbolos é bem simples, na maioria das vezes tirado de alguma coisa que foi vista no cotidiano. Assim você também percebe como os matemáticos eram seres humanos comuns que tiveram uma sacada que qualquer um poderia ter mais cedo ou mais tarde.
    Como ele mesmo diz no segundo vídeo, “Matemática você aprende em qualquer lugar”. Isto é verdade (talvez não com tanta clareza, eu sempre tirei notas boas em matemática na escola e na faculdade, mas com ele eu percebi que me ensinaram tudo de uma forma muito complicada, quando era algo que deveria ser simples e intuitivo), mas este conhecimento técnico é só uma parte do curso. Ele quer ensinar toda a filosofia e a beleza por trás disso, evitando que a pessoa que trabalha com matemática se torne um robô. É quase uma ciência humana!
    Além disso, vc ganha uma material enorme (Umas 500 folhas só no começo), tudo impresso a laser, LINDO, até peguei uma foto do Descartes do material dele e coloquei em um quadro aqui em casa, então acho que boa parte do dinheiro pago no curso volta...
    Não quero parecer que estou fazendo propaganda para ele, estou apenas descrevendo o que vejo. Mas não confie em mim, tente pelo menos ver a palestra dele para ver do que se trata. Se não gostar, tudo bem... Valeu a tentativa! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desperdício enorme aquele monte de folhas, impressas de um lado só com pouco conteúdo. Um absurdo ter tantas páginas pra tão pouco conteúdo, as pessoas gostam de ser enganadas mesmo.

      Excluir
  3. Fiz o curso dele há uns 25 anos atrás. Ótimo. Passei de um aluno medíocre em matemática a ter ótimas notas além de aprender muito sobre a finalidade da matemática em vários ramos da. Ciência da economia e da vida em geral.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz 3 cursos com ele, estava desesperado quando entrei na faculdade de engenharia após anos sem estudo, e não sabia nem resolver um baskara, estava quaaaase desistindo, e acabei indo assistir a tal palestra gratuita dele, o cara não para de falar um minuto, consegue prender a atenção de um auditório enorme (ninguem fica de buxixo enquanto ele fala, como acontece com qq outro palestrante, todo mundo presta maior atenção nos "ensinamentos"), acabei fazendo as contas e resolvi pagar os 1500 reais do curso P1. Valeu a pena, pq ele começa beeeem do zero, tipo porque 1+1=2 até chegar nas integrais e derivadas, passando por senos, cossenos e logaritmos, eu q não tive isso no ensino médio em escola técnica pública não conseguia aprender sozinho, e professor de calculo na faculdade não vai parar a aula pra te explicar, ai fica aquela coisa de mais de 50% da turma de engenharia desistir pq o professor fala na sua cara que vc "não tem base" quando te devolve a prova com uma nota 2 por exemplo. E isso que faz dele genial, o cara sabe se vender, sabe que tem milhares de alunos que chegaram até a faculdade capengando ou "empurrados" e que estão prestes a desistir do curso "pq não tem base". O problema todo é q ele da um curso ÓTIMO mas bem simples do ponto de vista de quem entende mesmo de matemática, e sai falando sem o menor pudor que a pessoa q faz o curso dele quando acabar vai dar aula pro professor que reprovou ela, e vai conseguir dar "consultorias" e ganhar milhões como ele. Sem contar que ele usa muito o fator "tenho muita grana" para ter credibilidade, apesar dele mesmo assumir que tem muitos outros professores que sabem muito mais de matemática do que ele. Eu mesmo já tive o pior professor de cálculo do mundo, que com certeza sabia muito mais do que o Prandiano, mas não sabia ensinar e nem "se vender", por isso ta pobre até hj e sendo odiado pelos alunos e colegas por sua arrogância. Resumindo, considero ele um dos melhores professores que já tive, recomendo assistir a palestra e tentar fazer o P1, vai ajudar quem tá capengando na matemática do ensino fundamental/médio. Cheguei a fazer o P2 mas acho que não valeu a pena pelo que custa, o P1 foi suficiente para dar o "start" no gosto pela matemática/exatas e ai partir dai já da pra caminhar sozinho

    ResponderExcluir
  5. A origem da palavra matemática não é exatamente o mencionado. Ela vem de μάθημα , que significa o o que foi aprendido. μάθημ é uma formas do verbo saber. Como polímata.

    ResponderExcluir
  6. São, todas, cópias de originais de todos os tempos e do mundo inteiro. Há que se respeitar a opção de pessoas que gostam de guardar coisas. O Professor viajou o mundo todo, para se "divertir" (mas não como você deve ter pensado agora), a diversão dele era e é descobrir e ter contato com documentos que registram a história da matemática no mundo; diga-se de passagem, o cara é tão, mas tão fudido, que ele não é só professor de matemática (ou física, ou engenharia), ele as explica com a maestria dos maiores historiadores, filósofos, pedagogos, psicólogos e o "caraio a quatro". Oxalá o mundo tivesse centenas de "meio-ricieris" em todas as áreas de conhecimento. Salve mestre Ricieri. A humildade em forma de gente... só não pisem em seus valores e princípios.

    ResponderExcluir
  7. Estudei com o Professor Ricieri de 1987 a 1991 em muitos finais de semana. Simplesmente um ótimo professor!

    ResponderExcluir
  8. FIZ O P1 E HOJE EM DIA VENDO AMENDOIN NO SINAL..ESSE CARA ACHA QUE INVENTOU OS AXIOMAS E OS POSTULADOS DA MATEMATICA E EXPLORA OS INCAUTOS....MESMO ASSIM SOU O MELHOR VENDEDOR DO SINAL SE VC QUER CONTINUAR BURRO E POBRE PAGUE 3000 MIL EM UMA RESMA DE PAPEL A4

    ResponderExcluir
  9. Fui aluno dele, paguei pelo curso completo, do P1 ao P5. Há informações muito interessantes no curso, mas é muito raso. Ele realmente comenta das aplicações, apresenta alguma delas, mas nunca fala sobre o "pulo do gato" das consultorias. É fato que ele dá consultorias para muitas empresas de grande porte e usando modelos matemáticos complexos, mas ele vende a ideia no curso que usando apenas o material dele você consegue sozinho começar a dar consultorias.

    E quanto ao ITA, ele lá nunca foi alguém tão importante quanto ele fala. Primeiro que ele era professor assistente, então atuando em regime parcial poderia fazer essas consultorias (as quais ele não faz sozinho, tinha ajuda de outros professores e alunos de pós que ganhavam um trocado por fora para montar os modelos em computador). Além disso, academicamente ele é nulo, em mais de 30 anos de ITA só existe um trabalho de graduação orientado por ele.

    O curso em si é interessante, sem dúvida, mas não espere muita coisa de retorno em sua vida profissional ou acadêmica.

    ResponderExcluir
  10. Isso é verdade, quando você faz uma pesquisa na biblioteca do ITA não tem um artigo escrito pelo Ricieri. A única referência é um trabalho de graduação denominado Otimização de função multi-objetivo para transbordo aplicado a uma Indústria Aeronáutica, um trabalho de graduação (ou seja, um TCC, nem é dissertação de mestrado e nem uma tese) do ano de 2007.

    Se o Ricieri está lá desde 1981, então ele levou 26 anos para orientar um único trabalho de TCC. É por isso que dentro do ITA, se você falar com professores de Engenharia Aeronáutica, todos são unânimes em comentar que o Ricieri praticamente usava o nome e a estrutura do ITA para as consultorias dele, sendo academicamente nulo.

    ResponderExcluir
  11. Estou fazendo o curso p1 com o professor Ricieri. Eu me formei engenheiro eletrônico há 37 anos. Exerci a profissão, projetando equipamentos eletrônicos por 10 anos, quando então a proteção de mercado desvalorizou o meu trabalho. De lá para cá, tenho desenvolvido softwares, inicialmente em assembler, vb, e hoje desenvolvo softwares e sou Dba. Fiz inúmeros cursos de especialização. Citei sobre mim, para possam ponderar se tenho base em minha opinião. O curso com o professor é simpmesmente incrível !!! Ele te mostra o porquê o ser humano precisou descobrir a matemática para melhorar sua evolução. Ele chega às fôrmulas a partir da necessidade que existiu em certo momento, mostrando o raciocinio que foi evoluído. Cita a biografia dos pricipais matemáticos que existiram. Ele realmente é sistemático, metódico, exigente, mas creio que nào poderia ser diferente para ensinar de forma plena a matemática. Claro que, o fato de você fazer o curso não fará de você uma pessoa diferenciada na sua área, caso não se esforce, e enxergue onde utilizar o conhecimento que aprender.
    O professor cita em sala de aula (pois é extremamente profissional), informações de consultorias que realizou, as quais permitiram a divulgação, para fins didáticos. Explica os conceitos a serem utilizados para que você possa fazer sua própria consultoria. Claro que, para isso, você terá de ter oportunidades, e se destacar dos demais consultores existentes, para atingir algum nível de sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Fui aluna do Prof Ricieri no Anglo (cursinho ) e fiz seu curso de Matemática Aplicada à vida, há pelo menos uns 25 anos atrás. Lembro qdo Ricieri chegou no Anglo para dar aulas. Se existe alguém que sabe sobre o que está dizendo, esse é Ricieri. Aprendi demais com ele! Admiro, aplaudo e recomendo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Estatística - Villa Junqueira

A redução do número de filhos por família está obrigando segmentos que atendem a classe média , como as escolas particulares , a readaptarem suas atividades para evitar prejuízos. Sendo assim , uma escola pesquisou o numero de filhos por família, no bairro de Villa Junqueira, conforme consta na imagem. N° de Filhos por família Famílias do bairro de Villa Junqueira fi fri (%) FI FRI(%) 0 26 0 9,29 26 9,29 1 85 85 30,36 111 39,64 2 130 260 46,43 241 86,07 3 31 93 11,07 272 97,14 4 8 32 2,86 280 100,00  Σ        10 280 470 100,00 a) Calcule o numero médio o numero médio de filhos por família.   26+85+130+31+8=280 0*26+1*85+2*130+3*31+4*8 = 470  470/280 = 1,68 é a média de filhos por família. b) Calcule o valor modal 2 filhos. c) Calcule o valor mediano 2 filhos. d)Qual o percentual de famíl

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem. "No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire , a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos" segundo: Pt.wikipedia.  Estratégia: 1° fazer um Catapulta com