O Século XX, também conhecido como o “Século das Fábricas”, revoluciona o mundo corporativo.
(“Tempos Modernos” – Charles Chaplin)
Impacto da Revolução Industrial: Início das “Relações Industriais”
Mas o que é Gestão de Pessoas ?
É a função gerencial que visa à cooperação das
pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais” (Gil, 2001, p.17)
A rigor, é uma evolução da áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.
Para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão”
(Fisher, in Fleury, 2002, p.12)
As organizações dependem de uma
atuação estruturada sobre o
comportamento humano.
Esta ação é determinada por fatores internos e externos à própria
organização, sendo razoável supor que, para diferentes
contextos históricos, encontram-se diferentes
modalidades de gestão.
Era Clássica (1900/1950)
Estrutura Piramidal(burocrática, centralizadora, rígida e inflexível).
- Foco no Passado (tradição);
- Ambiente estático, sem desafios;
- Pessoas são reconhecidas apenas como mão-de-obra, focadas na produção.
Relações Industriais
- Relações necessárias para amenizar as divergências ocorridas entre a Organização e Empregados;
- Forte interferência dos direitos trabalhistas;
- Marco de reivindicações da mão-de-obra assalariada.
Foco da Organização
- Industrialização;
- Desenvolvimento da tecnologia (máquinas) e produção.
- O homem como “parte” da produção;
- Poder “totalmente centralizado”;
- A Organização como “centro do mundo”.
Foco do “Trabalhador”
- Totalmente subalterno;
- É o complemento da “máquina”;
- Talento mascarado;
- “Fábrica” como centro de suas conquistas e aspirações;
- Sentimento de medo e ameaça.
Administração Científica
- O movimento da Administração Científica tem origem com as experiências de Taylor (Estados Unidos) e Fayol (França);
- - Shop management (Taylor, 1903);
- - Os princípios da administração científica (Taylor, 1906);
- - Administração geral e industrial (Fayol, 1906)
Administração Científica
Frederick W. Taylor (1856-1915)
Com base em observações diretas, feitas em oficinas, concluiu que os operários produziam muito menos do que poderiam produzir.
A partir daí, desenvolveu o sistema de Administração Científica sistema fundamentado na racionalização do trabalho, especificamente na simplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa,objetivando a redução do tempo.
Objetivo: resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, o bom operário não discute as ordens, faz o que lhe mandam fazer.
Consequência: mudança das relações humanas dentro da empresa.
Papel da gerência : planejar
Papel do operário : executar as tarefas
Henri Fayol (1841-1925)
Contribuiu para o movimento da Administração Científica formulando a doutrina administrativa (fayolismo) que atribuía aos subordinados uma capacidade técnica.
Princípios: Planejar;Organizar;Comandar;Coordenar e Controlar.
Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e tipos - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Administração Científica
Henry Ford (1863-1947)
Afirmava que, para diminuir os custos, a produção deveria ser em grande quantidade e aparelhada com tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produtividade dos operários (maquinização)
1º empresário a aplicar a montagem em série para produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo.
Linha de montagem de Ford, em 1913. |
- Especialização: Trabalho deveria ser altamente especializado, onde cada operário deveria realizar uma única tarefa propôs uma boa remuneração e jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade
Administração Científica
O movimento da Administração Científica difundiu-se amplamente e tornou-se uma das principais bases da organização industrial nas primeiras décadas do século XX.
Princípios:
Planejamento - substituir o critério individual do operário, a improvisação
e o empirismo por métodos planejados e testados.
Preparação dos trabalhadores - selecionar cientificamente os
trabalhadores de acordo com suas aptidões, prepará-los e treiná-los
para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado, e
preparar os equipamentos num arranjo físico e disposição racional.
Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos.
Controle - controle rígido para garantir o cumprimento das atribuições
Execução - distribuir distintamente as atribuições para que a execução
do trabalho seja a mais disciplinada possível.
Mas o que é Administração Cientifica ?
Segundo os trabalhadores - Um modo de trabalhar mais de pressa para acabar com o serviço e com o meu emprego.
Taylor - Os operários produziam muito menos do que poderiam produzir... com o meu método vocês produzem cientificamente pois à aumento de produtividade e aumento de cooperação.
Perfil da Administração Científica ou Escola
Clássica
Era Neoclássica (1950/1990)
- Estrutura Matricial;
- Momento de transição Foco no presente;
- Mudanças mais rápidas;
- Pessoas são vistas como “Recursos” e precisam ser administradas;
Foco das Pessoas;
- Profissional Especialista;
- Valorização do Emprego Formal;
- Relativa descentralização do poder;
- Substituição do trabalho braçal pelo mental;
- Pessoas focadas no presente;
- Pessoas deixam de ser “recursos” e passam a ser reconhecidas como “talentos”.
Foco das Organizações
- Maior amplitude das transações comerciais;
- Departamentalização por unidades de negócio em busca de maior agilidade;
- Conservantismo dá lugar à inovação;
- Relações Industriais passa a ser reconhecida como Administração de Recursos Humanos;
- Grande presença da tecnologia na vida das pessoas.
Década de 60
Esta expressão passa a substituir as utilizadas nas organizações
(Administração de Pessoal e Relações Industriais) O aparecimento da Administração de Recursos Humanos deve-se à introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas à gestão de pessoal.
A TGS tem origem nos estudos de Ludwig von Bertalanffy (1901-1972)
Ele verificou que certos princípios de algumas ciências poderiam ser
aplicados a outras, desde que seus objetos pudessem ser entendidos
como sistemas, fossem eles físicos, químicos, sociais, psicológicos, etc.
Esta preocupação iniciou-se no âmbito da Física e da Biologia,
passando para as Ciências Sociais, notadamente para a Administração.
Administração de Recursos Humanos
O que caracteriza a ARH é a adoção do enfoque sistêmico.
Isto não significa, entretanto, que as empresas, ao manterem um departamento com o nome de recursos humanos, desenvolvem, de fato, a gestão sistêmica de seu pessoal. Muitas vezes, essa designação é dada unicamente para conferir ares de modernidade[...], ficando as atividades de pessoal restritas praticamente às rotinas trabalhistas e disciplinares
(Gil, 2001, p.21)
Quando uma organização adota o enfoque sistêmico na gestão de seus recursos humanos, passa a apresentar as seguintes características:
a) Interdependência das partes;
b) Ênfase no processo;
c) Probabilismo;
d) Multidisciplinaridade;
e) Concepção multicausal;
f) Caráter descritivo;
g) Caráter multimotivacional;
h) Participação;
i) Abertura;
j) Ênfase nos papéis.
Foco da Organização
- Pessoas são vistas como Talentos;
- Parceiros no negócio;
- Forte investimento em treinamentos;
- Apoio na Tecnologia da Informação;
- Radical mudança nos perfis de Liderança;
- Competitividade e excelência no atendimento;
- Foco na Qualidade.
Foco dos “Colaboradores”
- Grande investimento na qualificação técnica;
- Diferentes formas de manter a “Empregabilidade”;
- Convivência em equipes;
- Maior autonomia e liberdade de expressão;
- Visão Holística;
- Aliar Qualidade de Vida e Trabalho.
Mas o que é novamente Administração de Recursos Humanos ?
A.R.H é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos
da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
A.R.H é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
- SOBREVIVÊNCIA
- CRESCIMENTO
- SUSTENTADO
- LUCRATIVIDADE
- PRODUTIVIDADE
- QUALIDADE NOS PRODUTOS
- QUALIDADE NOS SERVIÇOS
- REDUÇÃO DE CUSTOS
- PARTICIPAÇÃO NO
- MERCADO
- NOVOS MERCADOS
- NOVOS CLIENTES
- COMPETITIVIDADE
- IMAGEM NO MERCADO
OBJETIVOS INDIVIDUAIS
- MELHORES SALÁRIOS
- MELHORES BENEFÍCIOS
- ESTABILIDADE NO EMPREGO
- SEGURANÇA NO TRABALHO
- QUALIDADE DE VIDA NO
- TRABALHO
- SATISFAÇÃO NO TRABALHO
- CONSIDERAÇÃO E RESPEITO
- OPORTUNIDADES DE
- CRESCIMENTO
- LIBERDADE PARA TRABALHAR
- LIDERANÇA LIBERAL
- ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO
A ARH consiste no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
Toda organização tem como um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto ( como um bem de produção ou de consumo) – ou de algum serviço (como uma atividade especializada).
Ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve considerar os objetivos pessoais dos participantes.
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