É uma ciência interdisciplinar que estuda a dinâmica de como as pessoas e grupos se comportam e se relacionam no âmbito das organizações;
Principais questões abordadas/analisadas no comportamento organizacional
Ocupa-se em verificar a forma de interação entre indivíduos e entre grupos de pessoas, com o propósito de empregar esse conhecimento para incentivar o desempenho das empresas e instituições.
- percepção e comunicação,
- motivação no trabalho,
- inteligência emocional,
- liderança de equipes,
- cultura e clima organizacional,
- ambiente político interno, poder nas organizações, dentre outros temas correlatos.
Constituição das competências organizacionais
Disciplinas que contribuem para a formação do comportamento organizacional
Frederick Winslow Taylor desenvolveu princípios de administração científica;
Pressuposto defendido: a produtividade de uma empresa poderia ser aumentada pela descoberta
C – Conhecimento (Saber fazer).
H – Habilidade (Fazer = aplicação do conhecimento).
A – Atitude (Proatividade do empregado. Assertividade).
V – Valores (Ética).
E – Entorno (percepção da cultura da organização).
Visão clássica do papel do gestor:
•
Planejar
–
definição de metas para a organização – ou para um determinado setor da empresa
– delineando os caminhos, os prazos e os recursos necessários para atingir tais
metas.
Organizar
–
estruturação da empresa ou de um setor das organização, com definição clara das
tarefas a serem executadas e das atribuições dos empregados.
Dirigir
–
comunicação com os empregados, motivação dos subordinados e resolução de
conflitos.
Controlar
– Monitoramento das atividades da empresa – ou das atividades de um setor da organização – verificando se estão de acordo com o estabelecido no planejamento. Também permite correção de desvios quanto ao já estipulado.
Eficiência
– está focada na execução bem-sucedida dos processos,
operações, fluxo de trabalho, dando ênfase à forma como as atividades são
realizadas.
Eficácia
– está centrada na obtenção de resultados organizacionais.
Efetividade/sustentabilidade
– o estágio em que a empresa ou instituição esteja
produzindo resultados socialmente relevantes.
A alta efetividade apresenta um somatório sinérgico da
eficiência e da eficácia.
Três
dimensões que se relacionam com o comportamento organizacional/ gestão
empresarial:
Econômica – abrange os negócios da empresa e sua capacidade de pagar
impostos, gerar renda monetária e sustentar economicamente os empregados.
Ambiental ou ecológica – estimula a empresa a considerarem o impacto de suas
atividades sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais.
Social –
aspectos relacionados à qualidade de vida dos seres humanos (abrange o ambiente
interno e externo da empresa).
É creditada às Ciências Sociais a fundamentação do campo
de estudo do comportamento organizacional;
Com contribuição da psicologia, sociologia, antropologia
cultural, ciências políticas e psicologia social;
As abordagens oferecidas por essas áreas foram
incorporadas a teoria geral da administração;
A engenharia da produção promoveu estudos e experiências
dedicados à criação de um comportamento padronizado especificamente no ambiente
fabril.
Frederick Winslow Taylor desenvolveu princípios de administração científica;
Pressuposto defendido: a produtividade de uma empresa poderia ser aumentada pela descoberta
– pela padronização – da “melhor maneira de execução de cada sequência de tarefas e operações”;
“ Pessoa certa no lugar certo”
“ Pessoa certa no lugar certo”
– frase cunhada por Taylor para dizer que os gerentes deveriam selecionar a pessoa adequada para a execução de cada trabalho;
Fayol
Deu continuidade aos estudos da administração científica e sistematizou a teoria clássica das organizações;
Dividiu as operações empresarias em seis atividades inter-relacionadas:
técnica
comercial
financeira
segurança
contábil e administração;
Sistematizou os 14 princípios:
Divisão do trabalho
autoridade
disciplina
unidade de comando e direção
remuneração
hierarquia
ordem equidade
estabilidade de pessoal
iniciativa
espírito de equipe...
Contribuiu com a gestão profissionalizada das principais funções da administração, que envolviam planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.
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