Breve conceito de Comunicação
Wilson
Bueno
Doutor
em Comunicação Social
USP
A Comunicação Empresarial
(Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo
de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para
reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais,
ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse
(consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou
empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc)
ou junto à opinião pública.
A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens) , o acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias.
Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples executor de tarefas (bom redator de releases, bom relacionamento com a mídia, excelente editor de house organ), o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
O mercado brasileiro e internacional já dispõe de empresas especializadas na realização deste trabalho e, internamente, as empresas ou entidades também têm experimentado gradativa profissionalização.
Hoje, a Comunicação Empresarial já desempenha papel fundamental, definindo-se como estratégica para as organizações, superada a fase anterior, em que suas ações, produtos e profissionais eram vistos como acessórios, descartáveis ao primeiro sinal de crise.
A literatura na área cresce vertiginosamente, com a contribuição de profissionais do mercado e das universidades (a Comunicação Empresarial, em seus múltiplos aspectos, tem, cada vez mais, sido objeto de trabalhos na graduação e na pós-graduação em Comunicação no Brasil).
Muitas universidades, como a USP e a
UMESP, para só citar duas instituições de ensino tradicionais na área de
Comunicação no País, mantêm linhas de pesquisa em Comunicação Empresarial
em seus programas de pós-graduação e já contabilizam mais de uma centena de
dissertações e teses já defendidas.
Da mesma forma, multiplicam-se os eventos sobre Comunicação Empresarial, destacando-se, dentre outros, os Congressos promovidos pela Contexto Comunicação e Pesquisa, pela Mega Brasil e pela ABERJE, entidade mais representativa da área.
Comentários
Postar um comentário