Pular para o conteúdo principal

Matemático Jacob Palis



O matemático brasileiro Jacob Palis, professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, é um dos vencedores do Prêmio Balzan 2010.

Indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Palis dividirá o prêmio com o biólogo japonês Shinya Yamanaka, das universidades de Kyoto e da Califórnia, com o historiador italiano Carlo Ginzburg, professor da Escola Normal Superior de Pisa (Itália), e com o alemão Manfred Bauneck, da Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Palis foi escolhido pelos seus estudos na área de sistemas dinâmicos. É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio, cujo valor é de 750 mil francos suíços (cerca de R$ 1,2 milhão) para cada ganhador. A metade deverá ser investida em pesquisa científica, preferencialmente incentivando jovens talentos.

A Fundação Internacional Balzán, com sede em Milão e Zurique, busca todos os anos destacar áreas emergentes de pesquisa. A instituição foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan.

A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas. Este ano, foram premiados o estudo do teatro, a história europeia, a biologia e a matemática. Em 2011 os temas serão a história antiga, estudos do iluminismo, biologia teórica e os primórdios do Universo.

A premiação será realizada no dia 19 de novembro, em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria importante, ao ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga academia de ciências em atividade no mundo.

Palis é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestre e doutor pela Universidade da Califórnia. É presidente da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Fonte:
http://agencia.fapesp.br/12745


Links:
http://www.balzan.org
http://www.balzan.org/en/prizewinners...
http://w3.impa.br/~jpalis
http://www.abc.org.br/~jpalis
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/n...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil.

Em uma celebre frase ele expressou quando:

"Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática".
"No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio.

Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro.

"Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" …

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem.
"No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário.
Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos"
segundo: Pt.wikipedia.

 Estratégia:

1° fazer um Catapulta com objetivo…