Pular para o conteúdo principal

Quem inventou a Coca-Cola ?

A história do refrigerante se inicia em Paris, 1676, quando uma bebida parecida foi criada.
De fato, a mistura era mais um suco artificial do que um refrigerante propriamente dito. 
Nela continha água, sumo de limão e açúcar.

O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772 por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. 
No entanto, tal mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, 
como no auxílio da digestão.

John Pemberton



Segundo a propria Coca-Cola: o inventor da Coca-Cola foi John Stith Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, Geórgia. Serviu o primeiro copo de Coca-Cola a 8 de maio de 1886 ao preço de cinco centavos do dólar. A bebida foi um êxito, e embora Pemberton tenha falecido em 1888, 
o seu refrescante invento pôde chegar ao mundo.

Alguns anos mais tarde, em 1892, foi fundada a atual The Coca-Cola Company. 
Formada pelo contabilista de Pemberton, Frank Robinson (que idealizou a marca e desenhou o logótipo), o também farmacêutico Asa G. Candler e seu irmão, John S. Candler.

Porque é que a Fanta se chama Fanta?
Fanta foi criada em 1941, na Alemanha, quando durante a guerra se esgotaram os ingredientes da Coca-Cola, que eram provenientes dos Estados Unidos. Como alternativa inventaram esta bebida refrescante cujo nome é de origem incerta, embora existam várias teorias.

Por um lado, alguns argumentam que o nome deriva da palavra alemã "Fantasie", que significa fantasia em português; outros, que o nome foi selecionado pelo seu som refrescante e conotações agradáveis, que serve como uma luva a este refrigerante. No entanto, a teoria mais comum é que o nome Fanta foi escolhido porque se pode pronunciar facilmente em todos os idiomas do mundo. 

Não se pode demonstrar a ciência certa pela qual a Fanta se chama Fanta, mas o que está comprovado é que o nome resultou de um concurso entre os trabalhadores da Coca-Cola Alemanha.

Quando John Pemberton criou a nova bebida, foi o seu contabilista e amigo, Frank M. Robinson, que sugeriu que lhe chamasse Coca-Cola porque pensou que os dois grandes "C" chamariam a atenção na publicidade.

Logótipo


Para desenhar o logótipo optaram por uma das tipografias mais famosas nos finais do século XIX, a Spencerian, que imitava a caligrafia manual e lhe deu um ar sofisticado. Desde 1886, a Coca-Cola já utilizava um logótipo muito semelhante ao que conhecemos hoje, mantendo-se praticamente igual ao longo do tempo, sendo um elemento icónico e identificativo da marca.



Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você não tem base - Aguinaldo Prandini Ricieri

Em uma palestra no Prandiano Museu da Matemática com o Prof.Ricieri Prandiano (sim ele criou o museu,é dono do museu), sendo o Palestrante, em uma data especial no dia dos Pais (agradeço a Rose Mary pela super companhia), fui assistir e ouvir uma fascinante palestra sobre quase todas as áreas da matemática e o contexto do matemático em varias disciplinas e como "a vida" é em relação a vida desse Grade Mestre da Matemática do Brasil.

Em uma celebre frase ele expressou quando:

"Quando indagava a respeito de algum assunto que não entendia meu professor na USP dizia que 'VOCÊ NÃO TEM BASE' e ficava sem entender o assunto pois meu professor no ensino médio não ensinou para mim os conceitos mais básicos da matemática".
"No Brasil, hoje a matemática é uma piada, uma piada." Em relação as escolas de ensino médio.

Sim eu o considero um gênio estilo Steve Jobs brasileiro.

"Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" …

Estudo do Filme " A FUGA DAS GALINHAS " em estratégia.

Estratégia no filme "A fuga das galinhas", as galinhas não querem ficar na granja por medo e fogem.
"No ano de 1950, em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário.
Após várias tentativas não muito bem sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito pouco: a família Tweedy, donos da granja, compraram uma máquina que faz tortas de galinha, e que rapidamente entrará em funcionamento e irá acabar com toda a população do local, apenas se o bravo Rocky conseguir impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos Nick e Feacher os gulosos ratinhos"
segundo: Pt.wikipedia.

 Estratégia:

1° fazer um Catapulta com objetivo…